top of page

Equipe

Somos a força para você alcançar seus objeticos

Imagem3_edited.jpg

Mardoqueu Costa
Coordenador

Atualmente é Professor Doutor do departamento de Engenharia Biomédica da Universidade Brasil e membro titular da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica. Sua formação inclui o Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2015); Mestrado em Engenharia Elétrica pela Escola de Engenharia de São Carlos - USP (2010); Graduação em Ciências Exatas com habilitação em Física pelo Instituto de Física de São Carlos - USP (2008) e Técnico em Mecatrônica pela escola SENAI de São Carlos (2007). Vem atuando deste 2005 nas áreas de Engenharia Biomédica, com ênfase em Instrumentação e Engenharia de Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: imagens de fluorescência, espectroscopia de fluorescência, óptica aplicada as áreas da saúde, ensaios mecânicos de materiais, fabricação e comercialização de dispositivos médicos e equipamentos científicos. Já foi consultor técnico-científico de diversas empresas da área médica e odontológica como, Citogem Biotecnologia, MM Optics, I-Healthsys - Equipamentos Médicos, Grupo o Boticário, Victor Vision, e Biopdi - Equipamentos Médicos e Odontológicos, atuando principalmente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Atualmente possui 13 artigos publicados em revistas, 8 trabalhos completos, 31 resumos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais, 1 patente (gerando 2 produtos) e a participação no desenvolvimento e comercialização de mais de 17 produtos. Já coordenou e participou de 6 projetos de pesquisa científica e desenvolvimento em parceria com a indústria, todos financiados por agências públicas de fomento.

Marcello Magri

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Bacharelado em Física com enfase em Pesquisa Básica em 2006 pela Universidade de São Paulo. Trabalhou no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) de 2004 a 2012, obtendo os títulos de Mestre em Tecnologia Nuclear em 2008 com o trabalho em Espectroscopia de Plasma Induzido por Laser (LIBS – Laser Induced Breakdown Spectroscopy), aplicado a análise de patrimônio histórico, e de Doutorado em 2012, por seu trabalho na aplicação de técnicas ópticas e interferométricas (OCT – Optical Coherence Tomography) e modelos de inversão para aplicação na caracterização de materiais biológicos, ambos pela Universidade de São Paulo. Possui experiência em pesquisa e desenvolvimento no âmbito Industrial tendo trabalhado pela Natura Inovação e Tecnologia de Produtos, atuando em diversos áreas de pesquisa básica e aplicada. Na pesquisa básica desenvolveu projeto utilizando OCT para caracterização da pele da mulher brasileira e cruzamento de características fenotípicas com genotípicas através de parceria com o INCor (Instituto do Coração). Na pesquisa aplicada desenvolveu projetos de caracterização de pele e cabelos de mulheres para criação de ferramentas de recomendação de produtos para auxilio a vendas, por exemplo um app que através de fotografia do rosto avalia o estado da pele e recomenda o melhor tratamento, e uma escala de avaliação de danos em cabelos através de avaliação tátil que resultou em uma patente depositada internacionalmente. Ainda na área das aplicações, desenvolveu pesquisa em parceria com o MIT Media Lab para desenvolvimento de metodologias de avaliação objetiva dos cabelos utilizando técnicas espectroscópicas e ópticas. Durante este período adquiriu experiencia na Gestão de Projetos, Gestão de Inovação e Portfólio, além de ter participado de diversos treinamentos como o da metologia Design Thinking. Foi pesquisador-pronametro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), na Diretoria de Metrologia Científica (DIMCI) Divisão de Metrologia em Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DMTIC) no Laboratório de Comunicações Ópticas, Radio-frequência, Tempo e Frequência (Laort), coordenando o projeto, em parceria com o Instituto de Física e a Escola de Engenharia da USP de São Carlos, para obtenção de um padrão primário metrológico de tempo e frequência reconhecido internacionalmente. Atualmente é pesquisador pós-doutorado no Centro de Lasers e Aplicações do IPEN atuando na área de Tratamento e Diagnóstico de Tecidos Biológicos Submetidos a Radiações Ionizantes e Não-Ionizantes através de métodos biofotônicos.

airton.png

Airton Martin
 

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1D

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Ciências pela University of Toronto – Canada (1991), doutorado em Física – University of Toronto e UNICAMP (1995) e pós-doutorado pelo Instituto Max Planck for Festokoperforschung – Stuttgart (1996-1999). Coordenador do Laboratório de Espectroscopia Vibracional Biomédica e DermoPROBES- Pesquisa, Inovação e Desenvolvimentos . Atua como consultor ad hoc de várias agências de fomentos (FAPESP, CNPq, CAPES, FAPEMAT-MT), assim como do Ministério da Saúde, FINEP e Universidad Nacional de Colombia. Membro da Sociedade Brasileira de Física desde 1981, Membro da SPIE – USA desde 2001, Membro da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica desde 2009. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Espectroscopia Raman, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia Raman Dispersiva e com Transformada de Fourier (FT-Raman) no estudo de tecidos biológicos, Diagnóstico de câncer não invasivo por biópsia óptica, Estudo dos processos de envelhecimento cutâneo por espectroscopia Raman confocal, Estudo de permeação e modulação bioquímica de cosméticos na pele humana, Estudo de micro organismos por FTIR e Raman, fluorescência de Raios-X e dentística.​

bottom of page